NetShoes

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Entrevista Exclusiva: Conheça a história do meia Renan Bressan, o catarinense camisa 10 da seleção bielorrussa

A Entrevista Exclusiva desta semana traz um convidado muito especial, que saiu desconhecido do Brasil, mais especificamente de Tubarão, Santa Catarina, para se tornar um dos mais importantes jogadores da Bielorrússia na atualidade.

Estamos falando do meia Renan Bressan, que se destacou e apareceu para o futebol brasileiro ao enfrentar a Seleção Olímpica de Mano Menezes nos Jogos de Londres, e ainda marcar o gol bielorrusso que assustou o Brasil na primeira fase.

Conheça um pouco mais sobre o brasileiro, agora naturalizado bielorrusso, Renan Bressan.

No Bate (Foto: Foot-talents.fr)
Nome: Renan Bardini Bressan

Idade: 23 anos

Posição: Meia

Pé preferido: Direito

Naturalidade: Tubarão/SC

Altura: 1,82 m

Peso: 77 kg

Clube: Bate Borisov (Bielorrússia)



1 - Renan, como e onde você iniciou a sua carreira no futebol?
Joguei em todas as categorias de base do Tubarão e em 2005 me profissionalizei.

2 - Por quais clubes você já jogou profissionalmente?
Além do Tubarão FC em 2005, ACRE Cidade Azul, também da cidade de Tubarão, em 2007, no FC Gomel, da Bielorrússia, e desde 2010 estou no Bate Borisov.

3 - Quais os seus jogos inesquecíveis até o momento?
Contra o Brasil nas Olimpíadas, e contra Milan e Barcelona na Champions League da temporada passada.

4 - Marcou algum gol especial na carreira?
Já marquei vários, mas no momento foi contra aquele contra o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres (veja o gol no vídeo abaixo - Youtube).


5 - Como surgiu a ideia de se naturalizar bielorrusso e defender a seleção do país?
Em 2009, quando eu jogava pelo FC Gomel, o atual treinador da seleção era treinador da sub23 na época, perguntou ao meu empresário se eu tinha vontade de jogar pela Bielorrússia, e eu concordei, só que, pela Lei da Fifa, era necessário jogar 5 anos no país para se naturalizar, e eu estava há 3 anos apenas. Em 2010, quando eu vim para o Bate, arrebentei na temporada e, tanto o clube quanto a Federação, fizeram meu passaporte, mas mesmo assim tive que esperar o ano de 2011 para completar os 5 anos. E só esse ano eu pude jogar.

6 - Você se adaptou facilmente ao futebol bielorrusso ou teve dificuldades no início?
No início, como sempre, tive dificuldades com o idioma, a comida, a cultura, o frio, mas pelas dificuldades que aqui existe, até que foi tudo muito rápido e em menos de 1 ano eu já estava praticamente adaptado.

Renan com a camisa 10 da Bielorrússia (Foto: Gazeta do Povo)

7 - Na sua opinião, quais as diferenças entre o futebol brasileiro e o futebol na Bielorrússia?
O brasileiro é um pouco mais técnico e individualista, com jogadores que podem decidir em um momento o jogo, e aqui é um jogo mais coletivo, com muito tática e muita vontade por parte dos jogadores.

8 - Como foi enfrentar a seleção do seu país de origem nas Olimpíadas e marcar um gol?
Ficou uma sensação estranha de enfrentar a seleção brasileira, mas como eu nunca tinha jogado pela por ela, não foi tão difícil como eu esperava. Sou muito profissional e eu tinha que defender as cores da Bielorrússia, que me deu oportunidade de jogar pela seleção deles. E o gol com certeza foi muito emocionante, para mim , minha família, amigos e pessoas que eu nem conheço, que torceram por mim. Eu acredito que isso está me ajudando abrir portas no futebol brasileiro.

9 - Você saiu do Tubarão direto para a Bielorrússia. Sente vontade em retornar ao futebol brasileiro?
Sim, o meu maior sonho no futebol é jogar em um grande clube do Brasil.

10 - O Bate Borisov é o grande clube da Bielorrússia. Onde ele pode chegar na Champions League nesta temporada?
Vencemos a primeira partida contra o Lille fora de casa. A equipe está confiante, mas sabe das dificuldades. Fazer um plano em uma Liga dos Campeões é dificil, ainda mais em um clube pequeno da Europa, mas o nosso objetivo é entrar em campo e somar o máximo de pontos, e tentar passar para próxima fase.

Jogadores do Bate comemoram gol na Champions (Foto: Goal.com)

11 - Você teve um ídolo ou alguém que te inspirou a jogar bola?
Foram dois. Romário e Juninho Pernambucano.

12 - Por qual clube você torcia na infância?
Vasco da Gama.

13 - Como de costume, no fim da matéria pedimos que o entrevistado dê algumas dicas aos garotos que querem seguir a carreira de jogador profissional de futebol. Quais as suas?
Meu maior conselho é nunca desistir dos sonhos, e ter muita força de vontade, porque no futebol existem muitas dificuldades, mas acredito que a pessoa que tem vontade e quer alguma coisa, ela vai conseguir.


O Blog Gol em Gol agradece imensamente a atenção e colaboração de Renan Bressan, e deseja muito sucesso e muitas conquistas em sua carreira. Valeu, Renan!

Nenhum comentário:

Postar um comentário